Encontros com a poesia e Clube da Poesia, ou de como agir para suspender o céu
Palavras-chave:
Mediação de leitura, Vocalização de poemas, Educação leitora, Sensibilização poéticaResumo
Este artigo busca compartilhar uma iniciativa idealizada pelos professores-pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), instituição de Santa Cruz do Sul, Brasil. Tal projeto intitulado “A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica” busca consolidar espaços para a mediação da leitura literária e ganha uma versão autoral no campo da escola, o Clube da Poesia. Essa ramificação ocorre há quase uma década, no Colégio Mauá, escola de Santa Cruz do Sul – RS, com alunos de Nonos Anos. O tempo de nove meses letivos dedicado ao projeto oportuniza a cumplicidade entre mediadora, textos e adolescentes, através da vocalização. A experiência vivida pelos estudantes no Clube da Poesia reforça a importância de espaços que alargam o tempo, com respeito ao silêncio e à escuta, tão potentes quanto a própria voz. Assim, o projeto está intimamente conectado com a extensão e a pesquisa, o que se comprova com a tese de Doutorado que, a partir da fenomenologia, registra o processo dessa iniciativa. Para os encontros na instituição de ensino, que são realizados semanalmente, são disponibilizadas seleções de poemas e canções organizadas por bolsistas e professores da UNISC os quais transformam-se com a identidade adolescente durante os processos de vocalização. Além disso, este texto está embasado em teóricos como Graciela Montes, Cecilia Bajour, Gaston Bachelard e Ailton Krenak, autores que, assim como nós, compreendem o caminho a ser percorrido mais potente, às vezes, que a própria chegada ao destino.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2024 Revista/Journal Educ@ção

Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.