A autodeterminação de adolescentes com e sem dificuldades intelectuais e desenvolvimentais: estudo comparativo

Autodeterminação de adolescentes com e sem DID: estudo comparativo

Autores

Palavras-chave:

Autodeterminação, Teoria do agente causal, Avaliação, Escolhas, Autorrelato

Resumo

A autodeterminação, no campo da dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) e educação é um dos constructos que maior reconhecimento tem tido nas últimas décadas e que tem permitido a reflexão sobre a funcionalidade da aprendizagem ao longo da vida. A nível nacional os poucos estudos envolvem adultos institucionalizados, constatando-se a escassez de evidências do perfil autodeterminado dos adolescentes, mesmo considerando as evidências do seu impacto no sucesso da transição para a vida adulta e ativa. O objetivo deste estudo foi analisar o perfil de autodeterminação de jovens com e sem DID, aplicando-se o inventário de autodeterminação (autorrelato) a 44 adolescentes entre os 13 e 18 anos (15.82±1.8), 26 do género feminino e 18 do género masculino, com (n=17) e sem (n=27) DID. Os adolescentes com DID tendem a reportar valores médios inferiores aos pares típicos, com diferenças significativas na autonomia e controlo das expetativas, apesar da inexistência de diferenças na maioria dos itens. A autodeterminação parece evoluir com a idade e os participantes do género feminino apresentam valores médios tendencialmente superiores. A reorganização curricular deve afastar-se da tradicional visão dos conteúdos académico-cognitivos, para se introduzirem novas competências transversais e para todos, e que são reforçadas pelos mais recentes normativos educativos.  

Biografias Autor

Clarissa Moreira, Universidade de Lisboa

Clarissa Moreira, Fisioterapeuta, Cerci Flor da Vida. Licenciada e Mestre em Fisioterapia Neuromusculoesquelética, Instituto Politécnico Setúbal, Doutoranda em Reabilitação, Faculdade de Motricidade Humana, ULisboa/ Orientadora: Prof. Dra. Sofia Santos. Investigação: A autodeterminação das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais (DID). Área de investigação: Reabilitação e Educação Inclusiva com foco na DID.Prémio: AAIDD SECP Scholarship Award, Early Researcher. American Association on Intellectual and Developmental Disabilities, Jacksonville, EUA, 2022.

Carolina Coelho, Universidade Lisboa

Licenciada em Reabilitação Psicomotora, Universidade de Évora, Mestre em Reabilitação Psicomotora, Faculdade de Motricidade Humana, ULisboa

Filipa Pereira, Universidade Lisboa

Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Mariana Silva, Universidade Lisboa

Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Rita Martins, Universidade Lisboa

Licenciada e Mestre em Reabilitação Psicomotora, Faculdade de Motricidade Humana

Sofia Santos, Universidade Lisboa

Professora Auxiliar, Faculdade de Motricidade Humana (FMH) e membro UIDEF-Instituto da Educação, ULisboa. Licenciada, mestre e PhD em Educação Especial, na FMH. Áreas de interesse: Educação Inclusiva e Reabilitação Psicomotora. Atividade letiva, científica e de extensão à comunidade focada na concetualização, avaliação e intervenção com grupos vulneráveis para a sua capacitação, participação e cidadania. Vencedora de vários prémios: 2016 AAIDD International Award; 2017 Prémio Científico CGD-ULisboa, e Menção Honrosa Prémio Investigação Científica Reabilitação Dra. Maria Lutegarda (AFID), em 2019.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Moreira, C., Coelho, C., Pereira, F., Silva, M., Martins, R., & Santos, S. (2024). A autodeterminação de adolescentes com e sem dificuldades intelectuais e desenvolvimentais: estudo comparativo: Autodeterminação de adolescentes com e sem DID: estudo comparativo. Revista/Journal/Educ@ção, (1). Obtido de https://journals.iseclisboa.pt/index.php/Educacao/article/view/3

Edição

Secção

Artigos