Um voo com «Ladino»

Desenvolvimento da competência leitora no 7.º ano de escolaridade

Autores

  • Sofia Paixão Agrupamento de Escolas Mães d' Água

Palavras-chave:

leitura orientada, narrativa, ensino básico, objetivos de leitura, descritores, processos cognitivos

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma proposta de leitura orientada para um dos contos de Miguel Torga incluídos na lista de textos para ler integralmente das Aprendizagens Essenciais de Português – 7.º ano de escolaridade (AEP7). Trata-se de «Ladino», cuja leitura se afigurará uma tarefa exigente, a vários níveis, para alunos no início do 3.º ciclo do ensino básico. Daí que a sua seleção de entre as alternativas enunciadas na lista acima referida requeira alguma ponderação. Até porque, tomada a decisão de não descartar a leitura de uma narrativa com um grau de complexidade superior, como será o caso de «Ladino» quando estão em causa alunos com 12/13 anos de idade, convém evitar a tentação de atalhar por uma abordagem superficial do texto que, desvirtuando-o, pouco contribuirá para o desenvolvimento da competência leitora desses alunos.

A proposta de leitura orientada apresentada neste artigo assenta na valorização de particularidades do conto de Miguel Torga que permitem aos alunos o reconhecimento da individualidade desse texto. Assenta também na definição de objetivos de leitura concretizáveis através da resolução de exercícios de tipologias distintas, assim como na identificação de processos cognitivos ativados nessa resolução e na associação de tais objetivos a descritores de desempenho das AEP7. Assenta ainda na convicção de que a aplicação do que tradicionalmente se chama questionário de leitura não equivale necessariamente ao apagamento do aluno na qualidade de leitor particular de um dado texto, a quem deve ser reconhecido o direito de se posicionar acerca dessa sua experiência individual. Quando construído sobre fundamentos sólidos, um instrumento dessa natureza integra-se numa estratégia com vista à concretização de descritores de áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO), no cerne da qual se encontra o entendimento da leitura literária como contributo relevante para o exercício da cidadania.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

Paixão, S. (2024). Um voo com «Ladino»: Desenvolvimento da competência leitora no 7.º ano de escolaridade. Revista/Journal/Educ@ção, (1). Obtido de https://journals.iseclisboa.pt/index.php/Educacao/article/view/4

Edição

Secção

Artigos